Nome botânico: Citrus×limon
Origem: Brasil
Parte utilizada: Casca
Método de extração: Prensagem
Volume: 10 ml
Esta variedade de óleo essencial de limão-siciliano, com especificação 5x integra a nossa linha de óleos essenciais deterpenizados.
Possui como diferencial uma maior concentração da fração mais aromática do óleo essencial e, por isso, possui um destacável aroma, mais intenso, concentrado e difusivo. É também um óleo mais estável, ou seja, menos propenso à oxidação. É indicado, especialmente, para uso em difusores, aplicações na indústria de perfumaria e também como flavorizante para adicionar sabor às receitas. No quesito terapêutico, mantém todas as propriedades emocionais reconhecidas do óleo essencial de limão-siciliano, que tornam-se, até mesmo, mais ressaltadas.
O que significa 5X? Esta especificação no rótulo indica que esta variedade consiste em um óleo essencial deterpenizado. O que é isso? A deterpenização é uma técnica na qual ocorre a destilação fracionada do óleo essencial. Neste processo, alguns componentes chamados terpenos são removidos. O número, que acompanha o nome do óleo, indica a proporção de redução dos terpenos. É justamente esta técnica que permite a obtenção de óleos essenciais com os diferenciais mencionados acima.
Mas por que retirar os terpenos de alguns óleos essenciais? No caso dos cítricos, quando são empregados para saborizar sucos e refrigerantes, os terpenos simples, como d-limoneno, alfa-pineno e gama-terpineno, em contato com a água, oxidam-se mais rápido gerando um sabor de fruta estragada na bebida. Por essa razão, essas moléculas precisam ser extraídas para evitar que isso ocorra.
A subtração de terpenos possibilita a obtenção de um óleo essencial com usos especiais para difusores, na indústria de perfumaria e também para uso gourmet como flavorizantes. No quesito terapêutico, mantém todas as propriedades emocionais reconhecidas dos óleos essenciais cítricos que tornam-se, até mesmo, mais ressaltadas. Todavia são óleos pobres em terpenos como o d-limoneno, e ricos em aldeídos, álcoois e ésteres, mantendo as propriedades terapêuticas destes componentes, juntamente às cumarinas. Sabendo disso, se o interesse de uso é pelas ações do d-limoneno, o ideal seria o óleo completo não deterpenizado.