A camomila azul, conhecida como Camomila-alemã (Matricaria recutita), é uma planta herbácea muito utilizada desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos por suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas. Foi introduzida no Brasil há aproximadamente 100 anos pelos imigrantes Europeus e atualmente é usada no preparo do suave e delicioso "chazinho", apontado como sedativo e indicado para aliviar as cólicas dos bebês.
A secagem da camomila é a fase mais importante do processo de produção, pois os capítulos precisam perder água e manter o máximo possível o teor de óleo essencial. O processo de secagem, neste caso, apresenta um rendimento final de aproximadamente 20%, ou seja, para cada 100 kg de camomila fresca são obtidos cerca de 20 kg de camomila seca. No final, a camomila deve conter perto de 12% de umidade, o que representa a menor perda de óleo essencial para que ela possa ser armazenada com segurança, sem riscos de contaminação por fungos.
Propriedades terapêuticas: Atua na descongestão hepática, é anti-micótico, anti-inflamatório e Anti-ulcerativo (úlcera-estomacal).
Alivia dores musculares, em especial, se associados a estados nervosos. Bons resultados em artrites, dores de cabeça, dentes (também na primeira dentição) e ouvidos. Ajuda na recuperação de entorses e articulações inflamadas. Pode ser útil em casos de síndrome do intestino irritável, diarreia, cólicas intestinais, vômitos, gases e inflamação dos intestinos, além de ser um leve sedativo para uso infantil, conjuntivite e irritação na gengiva. Útil contra alergias e como imunoestimulante.
Obs.: Validade 06/24