Chrysopogon zizanioides, vulgarmente conhecido como vetiver é um cacho perene a família Poaceae, nativo da Índia. O vetiver está mais relacionado ao sorgo, mas compartilha muitas características morfológicas com outras gramas, como a cidreira (Cymbopogon citratus), citronela (Cymbopogon winterianus) e palmarosa (Cymbopogon martinii).
Pode crescer até 150 centímetros de altura e forma aglomerados tão largos quanto. As hastes são altas e as folhas são longas, finas e bastante rígidas. As flores são castanho-avermelhadas. Ao contrário da maioria das gramíneas, que formam espalhamento horizontal, sistemas radiculares semelhantes a esqueletos, as raízes do vetiver crescem para baixo, de 2 a 4 metros de profundidade.
Observou-se que o vetiver possui uma potente atividade antioxidante, similar ao BHA, e que possui poderosa ação indutora das enzimas antioxidantes das células: catalase, glutationa peroxidase e superóxido dismutase. Estas enzimas agem regenerando a pele, protegendo tecidos de danos ocasionados por radiações, toxinas, radicais livres, além de cuidarem da matriz extracelular, onde se estruturam as fibras de colágeno e elastina. Elas mantêm estas fibras saudáveis, reduzindo rugas, queloides e fibroses.
Propriedades terapêuticas: Empregado em problemas de anemia, como antiespasmódico e estimulante do sistema circulatório.
Propriedades cosméticas: O óleo essencial de vetiver é um poderoso agente eficaz no clareamento de manchas escuras da pele (melasmas, cloasmas, hiperpigmentação etc). Antisséptico, cicatrizante e tônico do sistema tegumentar, é bom para pele ressecada, pele envelhecida e rachaduras. Redutor de rugas, queloides e fibroses.
Propriedades emocionais (psicoaromaterapia): o vetiver trabalha trazendo uma sensação de auto-confiança, firmeza e iniciativa. Trabalha a figura do masculino, o "animus", promovendo a organização, aterramento e determinação na vida. É considerado afrodisíaco e é utilizado na dificuldade em lidar com a parte material, para pessoas descentradas e dispersas. Este óleo enraíza e sintoniza o indivíduo com a Terra. O Vetiver nos ajuda a resolver os relacionamentos de amor e ódio com o corpo físico.
A energia do óleo de Vetiver provoca a sensação de acolhimento nos braços da Mão Natureza. Seu aroma nos faz lembrar o cheiro terroso das folhas se decompondo. A decomposição é necessária no grande ciclo da vida, já que é fundamental na criação da nova matéria da qual a vida emerge. Esse óleo firma a energia do corpo físico, criando uma sensação de segurança enquanto se caminha pelo plano da terra. Sua dinâmica energética única nos ajuda a nos sentirmos alegremente elevados e, ao mesmo tempo, formados. Sua energia conecta o coração aos ciclos sagrados da Natureza.
Este óleo provê uma energia segura e nutridora que nos ajuda a trazer à tona os sentimentos de abandono e ódio de si na dimensão física. Sua energia desperta sentimentos reprimidos de depressão e padrões de pensamento denso, que podem ser qualquer coisa diferente da vibração do amor e precisam se alinhar com a alegria.
Perfumaria: Intenso odor terroso e lenhoso. Muito utilizado na perfumaria como nota de fundo fixadora.